Brasil Plano para a reativação dos trens de passageiros

o governo federal também quer reativar os trens de passageiros. Porém, em novos moldes. O principal projeto é o trem de alta velocidade (TAV) ligando o Rio de Janeiro a Campinas, com passagem por São Paulo. O edital para a escolha da empresa ou consórcio que vai construir e operar o trem será lançado nas próximas semanas pela ANTT. A expectativa é que, até maio do ano que vem, o vencedor da licitação esteja definido, com as obras sendo iniciadas logo em seguida. No cronograma do governo, o TAV entraria em operação em 2020.

Para Hostílio Ratton Netto, o TAV entre o Rio e Campinas faz parte de um novo nicho de mercado que está surgindo no país: o dos trens de alta velocidade que correrão em linhas exclusivas e vão interligar cidades localizadas a uma distância que varia de 300 a mil quilômetros. Para distâncias maiores, o melhor é o avião. Para distâncias menores, o ônibus ou o carro particular continuarão sendo o melhor meio de transporte.

Paralelamente ao projeto do governo federal, o governo de Minas trabalha para a volta do transporte de passageiros por trem. Só que na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A primeira etapa foi a consulta às empresas interessadas, por meio de um instrumento denominado Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). O objetivo foi recolher subsídios da iniciativa privada para a elaboração do edital de licitação. As propostas já foram entregues.

Fonte(Português):http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/estudo-para-reativacao-dos-trens-de-passageiros

Foto:http://www.flickr.com/photos/leonardodasilva/6225306076/sizes/z/in/photostream/

See on www.advivo.com.br

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s