Brasil | MPE reabre fábrica para produzir monotrilhos no Rio de Janeiro

Ricardo Escudero Viñas – RailwayBrazil‘s insight:


A MPE do empresário Renato Ribeiro Abreu reinaugurou nesta quinta-feira (28/02) a antiga fábrica da EBE – Empresa Brasileira de Engenharia – desativada há mais de 10 anos, em Paciência, subúrbio do Rio, para dar início à fabricação de suas encomendas de monotrilhos, uma em São Paulo e uma em Manaus. Serão em princípio 24 trens de três carros – que poderão ser cinco – para a Linha 17 do Metrô de São Paulo, e 10 trens de seis carros para Manaus. Todos a serem produzidos com tecnologia da Scomi, empresa da Malásia, responsável pela fabricação do monotrilho de Kuala Lumpur, capital daquele país.

 

A reinauguração segue a tendência surgida com a retomada das encomendas de material ferroviário, que já foi responsável pela reocupação da Cobrasma, em Sumaré (SP), por várias indústrias do setor; da oficina da FCA em Sete Lagoas (MG), pela Caterpillar/Progress Rail; e da fábrica de vagões da CCC em Deodoro (RJ), ainda em curso pela Alstom. A fábrica da EBE, antiga empresa de montagem industrial, pertencia à MPE desde 1991, mas estava desativada, servindo com o depósito.

 

A fábrica tem 41 metros quadrados de área, sendo 10 mil metros quadrados de galpões, onde serão montados os veículos, começando pela encomenda de São Paulo. Por enquanto o que pode se ver são apenas os jigs – suportes – de montagem, à espera do alumínio importado para a soldagem das primeiras caixas. Já está praticamente definido que os engates serão Voith, as portas de plataforma e o ar condicionado Faiveley, os freios Knorr e as cabines Pifer. O interesse da MPE é que a maior parte dos componentes seja fabricada no Brasil, para habilitar-se ao financiamento do BNDES.

 

Fonte(Português): http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdEditoria=1&InCdMateria=18093

Foto: http://biz.thestar.com.my/archives/2012/4/9/business/p8-mumbaiscomi.JPG

See on www.revistaferroviaria.com.br

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s