Brasil | O Governo financiará 100% do TAV se a iniciativa privada não se interessar


O governo pode, no limite, bancar 100% da construção do Trem de Alta Velocidade (TAV) ligando Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. “Esse é um projeto estratégico do ponto de vista do interesse público”, disse o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo. “Se a iniciativa privada não se interessar, eu não posso deixar o interesse público relegado ao segundo plano.”

 

No momento, porém, não é com esse cenário que o Executivo federal trabalha. A prioridade é atrair o maior volume possível de recursos privados para o projeto. O governo confia que isso ocorrerá porque há países com alto nível tecnológico em trens de alta velocidade que, no momento, estão com capacidade ociosa e buscam oportunidades. É o caso da Espanha, da Itália e do Japão, por exemplo. “Acho que é um bom investimento, que vai gerar um bom retorno”, comentou Figueiredo.

 

Para o presidente da EPL, é natural que os potenciais sócios estrangeiros do empreendimento tenham dúvidas quanto à demanda, ou seja, quanto ao volume de passageiros.

 

“Mas quem observa o que acontece no eixo Rio-São Paulo, a situação da ponte aérea, não pode ter dúvida quanto ao mercado.” Para amenizar o receio de perdas por causa da baixa utilização do serviço, a EPL se propôs a entrar como sócia do consórcio vencedor, com uma participação de 45%. Os Correios também poderão entrar com até 5%.

 

Fonte(Português): http://estadao.br.msn.com/economia/uni%C3%A3o-bancar-pagar-100percent-do-tav-diz-presidente-da-epl

 

Foto: http://www.flickr.com/photos/marciopochmann13/8012406181/sizes/m/in/photostream/

See on estadao.br.msn.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s