Brasil | Para atender a demanda logística do país é preciso 52 mil quilômetros de ferrovia

Ricardo Escudero Viñas – RailwayBrazil‘s insight:


As ferrovias são a grande aposta do momento para a melhoria da logística de transportes no País. Hoje, apesar de terem apenas 29 mil quilômetros de extensão, as ferrovias de cargas movimentam 25% de todas as riquezas que circulam pelo Brasil, e o modal rodoviário responde por 58% da matriz de transportes. Com a produção recorde de soja, que neste ano chegou a 185 milhões de toneladas, fica evidente a urgência de maiores investimentos em ferrovias. É praticamente inconcebível que a soja, por exemplo, percorra mais de mil quilômetros de extensão em carretas e bitrens lotados, da propriedade do agricultor até o porto.


“Para otimizar o transporte, essa movimentação deveria ser feita de trem. Uma única composição composta por 100 vagões graneleiros carregados de 27 toneladas retira de circulação das estradas cerca de 357 caminhões graneleiros de 28 toneladas. E o transporte por ferrovia é mais seguro e ecologicamente sustentável. A emissão de gases poluentes como dióxido de carbono (CO2) pelos trens de carga é 75% inferior ao liberado pelos caminhões”, diz Rodrigo Vilaça, presidente-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).


Fonte(Português):http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=279729&codDep=6 

Foto: http://img.scoop.it/bOFm006SoYWO9pYS6Htk5jl72eJkfbmt4t8yenImKBVaiQDB_Rd1H6kmuBWtceBJ 

See on www.cenariomt.com.br

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s