Brasil | Apresentado estudo para construção de ferrovia Mato Grosso-Pará

See on Scoop.itNotícias-Ferroviárias Português

Ricardo Escudero Viñas – RailwayBrazil‘s insight:

 

A Assembleia Legislativa concluiu o estudo para apresentar uma alternativa de escoamento da produção de Mato Grosso, que resultaria em melhoria na logística do Estado e consequentemente, o colocaria no caminho do desenvolvimento. O estudo prevê a construção da Ferrovia MT/PA, interligando o município de Água Boa até o Porto de Espadarte (PA) – que está em construção -, em trajeto de 1.860 quilômetros. A ferrovia é iniciada em Água Boa, acompanha a BR-158, passa por Marabá (PA) e chega a Espadarte (PA). 

Ao todo, 20 municípios de Mato Grosso e Pará receberão o traçado ferroviário. De acordo com o assessor parlamentar da presidência da Assembleia Legislativa, Nelson Salim Abdalla, a Ferrovia MT/PA é uma alternativa para a transformação da logística do Estado. Nas áreas de influência, o Pará tem a possibilidade de implementar mais de 30 milhões de hectares na produção, o que representa desenvolvimento para o país. O estudo também mostra que futuramente, Água Boa terá interligação com a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), que liga Goiás à Rondônia e é de responsabilidade do Governo Federal. 

 

Grupos russos, americanos e chineses já conheceram o estudo da Ferrovia MT/PA e mostraram interesse em executar a obra. Após a apresentação da proposta para as autoridades do Pará será finalizado o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) e realização do estudo de viabilidade para o início das obras.

 

Fonte(Portugueês): http://www.mtagora.com.br/noticia/8580/estado/apresentado-estudo-para-construcao-de-ferrovia-mato-grosso-para.html 

See on www.mtagora.com.br

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s